• MANIFARMA ITUPEVA
  • Farmácia de Manipulação
  • (11) 4496-1595


MANIPULADOS

O que é Fórmula Magistral

Fórmula Magistral é o medicamento prescrito pelo médico, no qual se especifica os componentes pelo nome químico, define a sua concentração e estabelece qual a forma apropriada e quantidade necessária para um tratamento perfeito.
Através das modernas técnicas e avançados aparelhos de avaliação, atualmente é possível produzir medicamentos de excelente e fidedigna qualidade, com exatidão em sua dosagem.

Fómulas Oficinais

Preparação oficinal é aquela preparada na farmácia, atendendo a uma prescrição, cuja fórmula esteja inscrita nas Farmacopéias Brasileiras ou Compêndios ou Formulários reconhecidos pelo Ministério da Saúde.
Neste tipo de preparação, qualquer paciente, que não tenha nenhum impedimento médico, pode utilizar o medicamento sem necessidade de prescrição médica, porém necessita da orientação do farmacêutico.

Fórmulas Cosméticas

Sob o ponto de vista físico-químico, todas as formas cosméticas são sistemas de diversos componentes. Quando o número de componentes se limita a formar um só excipiente, denomina-se COMPONENTE FUNDAMENTAL. São considerados cosméticos funcionais aqueles que a partir do componente fundamental foram acrescentados produtos dotados de atividades complementares como ativos específicos, vitaminas, filtro solar, proteínas, extratos botânicos, etc....
Segundo sua forma física tecnicamente apresenta-se em três estados de consistência. Forma sólida que correspondem ao estado de agregação dos sólidos, ou seja, limitadas pelo espaço por uma superfície rígida, forma líquida que representam o estado de agregação liquida, devido ao qual o corpo no possui forma própria, ou forma plástica que representam uma variedade das formas sólidas e estão caracterizadas pela propriedade de deformar-se permanentemente, semse interromper ou se desagregar.

O que são fitoterápicos

Os medicamentos fitoterápicos são definidos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) como aqueles que são obtidos a partir de derivados vegetais e que os riscos, os mecanismos de ação e onde agem no nosso corpo são conhecidos. Esses medicamentos são feitos exclusivamente de matéria-prima vegetal. É importante destacar que não é considerado um fitoterápico aquele medicamento que contém substâncias ativas isoladas, bem como sua associação com extratos vegetais.
Todo fitoterápico deve ter sua ação comprovada através de estudos farmacológicos e toxicológicos. Além disso, deve-se fazer um levantamento dos artigos publicados, bem como do conhecimento tradicional sobre determinada espécie vegetal. Só após confirmadas sua ação e qualidade, ele é registrado.

O que são os Florais de Bach

As essências florais são extratos líquidos naturais e altamente diluídos de flores, plantas e arbustos, que se destinam ao equilíbrio dos problemas emocionais. O objetivo da terapia floral é o equilíbrio das emoções do paciente buscando a consciência plena do seu mundo interior e exterior. Problemas de saúde frequentemente têm suas origens nas emoções; sentimentos que foram persistentemente reprimidos irão emergir, primeiro como conflitos mentais e depois como doença física.
Os Florais de Bach originais são 38 essências florais, descobertas entre 1928 e 1936 a partir de uma série de experiências levadas a cabo pelo Dr. Edward Bach, um médico de Harley Street e conhecido bacteriologista, homeopata e pesquisador. O Dr. Bach acreditava que a atitude da mente desempenha um papel vital na manutenção da saúde e na recuperação de doenças e queria encontrar algo que trata-se a causa e não o sintoma. Após identificar 38 estados básicos negativos da mente e de passar vários anos a explorar o campo, ele conseguiu criar um remédio baseado numa planta ou em uma flor.

Suplementos-nutricionais

Os suplementos nutricionais são substâncias que auxiliam na ingestão alimentar, completa a ingestão de alimentos que não foram possíveis de serem consumidos, seja pelo motivo que for. Os praticantes de atividade física não costumam seguir as recomendações de um nutricionista, muitos nem procuram ou não acreditam que fazendo o treino adequado e comendo de forma saudável terão bons resultados. Ainda existem os que desejam ter um resultado rápido e por isso optam por utilizar suplementos.
Porém, esses suplementos só devem ser utilizados por quem realmente precisa, quando é necessário, geralmente são indicados para atletas de competição que gastam muitas calorias devido ao treino pesado e freqüente. O gasto calórico dessas pessoas é tão alto que somente com a alimentação não é suficiente suprir a necessidade calórica e nutricional. Por isso é fundamental ter a prescrição de um médico ou nutricionista, que além da suplementação irá elaborar um plano alimentar adequado e relacionado com o suplemento que será prescrito.

Dermocosméticos

O Dermocosmético é um produto com ativos farmacológicos que agem nas partes mais profundas da pele, produzindo melhora de dentro para fora. Eles possuem registro grau 2 na Anvisa, ou seja, são classificados como cosméticos, porém com comprovação científica de seus efeitos e segurança. Costumamos dizer que eles são produtos intermediários entre medicamentos e cosméticos.
Quando o assunto é Dermocosméticos, menos é mais. Os produtos em geral não possuem corantes nem fragrâncias, ou seja, não possuem substâncias desnecessárias para ação do produto. Todos os Dermocosméticos são hipoalergênicos, não entopem os poros da pele, são testados em peles sensíveis, e na maioria das vezes, são produzidos com água termal.